NFT é a sigla para “non fungible token” que em tradução literal significa “token não fungível”. As NFT representam hoje a “digitalização” de um ativo para que este se torne único e protegido. É a remessa de algo palpável para o universo da blockchain.

Algumas obras de arte estão sendo convertidas em NFT por seus proprietários, que muitas vezes optam por destruir a obra original. A exposição da arte fica restrita ao universo digital.

Para alguns NFT não existe e suas opiniões se baseiam na ausência da matéria física, palpável, já que blockchain é algo intangível.

O FGTS é uma reserva de valor poucas vezes utilizada por seu proprietário, o que causa a sensação de ser igualmente intangível. O proprietário é o trabalhador que sofre um desconto no seu salário, todos os meses. O desconto é sensível e às vezes sequer percebido. O destino do valor também passa despercebido, já que a maioria idealiza a utilização do FGTS para a compra da casa própria ou aposentadoria. Atualmente, os trabalhadores vinculam o FGTS a projetos distantes e incertos. É “intangível”, de uso raro e distante da realidade, não se pode tocar, logo, não faz diferença na rotina do trabalhador.

Ocorre que uma nova modalidade de empréstimos mudará o status do FGTS. Daqui para frente esse crédito estará presente na vida do trabalhador. O empréstimo consignado ao FGTS permitirá a antecipação de parcelas futuras para que o trabalhador saque o FGTS na forma de empréstimo.

Se atualmente o FGTS é o NFT do trabalhador, daqui para frente a história será outra. Quem dispõe de carteira de trabalho assinada poderá desfrutar do FGTS antecipadamente, mesmo se estiver com nome negativado, sem crédito na praça, ou endividado. Seguindo a linha do empréstimo consignado tradicional, o novo produto também terá juros reduzidos se comprado ao empréstimo sem garantia.

Os pagamentos das parcelas serão feitos diretamente pelo empregador, que apenas manterá o repasse das cotas mensais para a Caixa Econômica Federal. Que, por sua vez, quitará o empréstimo perante o Banco cedente.

De intangível e distante a real e presente, essa é a mudança do FGTS. Na contramão da tecnologia que “tokeniza” tudo o que pode, o FGTS agora é mais uma ferramenta para auxiliar o dia a dia do trabalhador brasileiro.

Tem dúvida?

Faça contato comigo, eduardo@emap.adv.br

Um abraço,

Eduardo Mauro Prates.

Rio de Janeiro, 07 de maio de 2021.